O PRIMEIRO FILME DE TERROR DO CINEMA





Já parou para pensar quando foi o começo dos filmes de terror no cinema? Raramente temos a curiosidade de nos questionar quando/qual/como foi que tudo começou, e quando temos essa curiosidade apenas nos vem à cabeça, mas não pesquisamos a fundo para responder nossas dúvidas. Mas para saber tudo sobre o primeiro filme de terror lançado, temos que saber como surgiu o cinema. Matando suas dúvidas e curiosidades, o cinema surgiu em 1895, pelos irmãos Lumière, sua primeira exibição pública se deu neste mesmo ano, em 28 de dezembro, no Grand Café, em Paris.

Irmãos Lumière


Agora que já sabemos quando surgiu o cinema e seus responsáveis, podemos falar sobre o surgimento do gênero terror:
Um ano após, em 1896, coincidentemente no mês de dezembro, também em Paris dos irmãos Lumière, Georges Méliès exibe sua primeira projeção de horror registrada na história. Le Manoir du Diable  (A Mansão do Diabo) possui apenas três minutos, onde surgem a tela fantasmas, esqueletos, bruxas e morcegos. Méliès era ilusionista com grandes habilidades em recursos fotográficos, chamado por muitos: o “pai dos efeitos especiais”. O cinema mal comemorava seu primeiro ano de vida, e já ganhou como presente o gênero terror, considerado por muitos, o melhor disparado após 119 anos de seu surgimento.

Sinopse:  Um morcego voa em um antigo castelo e transforma-se em Mefistófeles. Ao produzir um caldeirão, Mefistófeles evoca uma jovem, e várias criaturas sobrenaturais, das quais uma brande um crucifixo para forçar o demônio-vampiro a desaparecer.





Pode ser que algumas pessoas não gostem desse trecho, porém lembrem-se: Todo o horror com efeitos incríveis e impressionantes que vemos nas telonas de hoje, nasceram ali, naqueles breves três minutos de projeção.

0 Response to "O PRIMEIRO FILME DE TERROR DO CINEMA"

Postar um comentário